Projeto

ProjetoTeatrAção

O projeto TeatrAção do Grupo Arte e Ato de São Paulo tem a finalidade de  divulgar o teatro e envolver cada vez mais pessoas nesta prazerosa opção de cultura; principalmente crianças e adolescentes. Proporciona uma fonte de diálogos e atividades lúdico-pedagógicas, resgata as histórias infantis e planta uma semente em favor de um planeta sustentável; dando opções para um mundo melhor através da fantasia, da diversão, da preservação, da reutilização, da redução e da reciclagem.

Oferecemos condições especiais e preços acessíveis. Mesmo que, o município ou a unidade não tenha sala apropriada para receber espetáculos, a realização do projeto será possível, pois, com cenários e iluminação adaptáveis a qualquer espaço em condições de receber um público que permaneça sentado (escolas, clubes, salões paroquiais, ginásio de esporte e etc.), podemos apresentar nossas peças em locais diversos sem perder a qualidade artística. 

OBJETIVOS
O objetivo do projeto é popularizar o teatro, divertir e plantar nossa semente em favor de um planeta sustentável, oferecendo às crianças e adolescentes - aprendizes naturais - opções para um mundo melhor e, conscientizá-los para a prática da adoção de pequenos gestos que conduzirão a grandes mudanças se forem adotados por todos nós. 

Através de situações vividas no cotidiano, queremos passar informações sobre a importância de dar ao lixo doméstico um destino correto, zelando pela preservação do meio ambiente que, nos nossos dias é de fundamental importância, pois estamos à beira de um colapso ecológico e temos por obrigação alertar a todos.

Aproveitando o poder do teatro, pretendemos amenizar nosso impacto sobre o ambiente e tornar a convivência social cada vez mais civilizada. Além de oferecer uma mágica opção de cultura e entretenimento.

Os resultados serão positivos em todos os aspectos, pois abrange pessoas de diferentes faixas etárias, receptivas, carentes de atividades lúdicas, que reagem de forma positiva e inteligente ao se identificarem com as mensagens e personagens dos espetáculos.

Utilizando uma linguagem fluente e a magia do teatro, cativamos e somos cativados, ensinamos e aprendemos, emocionamos e saímos emocionados... É recompensador ver o brilho nos olhos das crianças e jovens ao término de cada apresentação e as manifestações de alegria, agradecimento e emoção dos pais que, somente através de projetos como este tomam conhecimento e têm a oportunidade de participar de atividades de cultura, lazer e, ao mesmo tempo, formar um pensamento de sustentabilidade.

Queremos oferecer um espaço de convivência com o sonho, mas também com a reflexão, abrindo caminhos para a ação. E o teatro não pode ser um privilégio das grandes metrópoles. Objetivamos proporcionar uma fonte de diálogo e de atividades lúdico-pedagógicas, mas também de interação, de participação, aprendizado e conscientização de uma maneira que só o teatro é capaz.
 
JUSTIFICATIVA
O teatro tem um grande poder de educar, sensibilizar, conscientizar... As imagens das personagens ficam registradas por longos períodos, às vezes, por toda uma vida. O teatro tem a nobre função de passar conhecimento, conscientização com prazer e entretenimento e deixa espaço para sugestões, permitindo que o tema apresentado seja trabalhado em salas de aula, discutido entre amigos e familiares. 

Ecologia, por exemplo, é um tema atual e do conhecimento de todos; independente de religião ou classe social. Ouvimos sempre nas rádios, assistimos na televisão, lemos nos jornais sobre os problemas ecológicos que afetam o planeta e tomamos conhecimento sobre as campanhas de proteção ao meio ambiente.

ESTRATÉGIA DE AÇÃO
Atenderemos, principalmente, cidades, bairros e escolas onde as pessoas não têm condições ou oportunidades de irem ao teatro; pois trabalhar com um público pouco habituado a assistir espetáculos teatrais é sempre uma experiência desafiadora e gratificante.

Toda iniciativa neste sentido é bem vinda e merece respeito. Já tivemos a oportunidade de realizar parcerias, também, com algumas prefeituras de Goiás,  e com resultados positivos em todos os aspectos. Observamos que apesar da carência de atividades culturais nessas pequenas cidades, o interesse pelas mesmas é bastante significativo. O contato direto com o teatro, com as personagens, com os atores é de fundamental importância para o crescimento dessas pessoas. Nas cidades onde tivemos a oportunidade de retornar com uma segunda apresentação, a quantidade de público dobrou e, em alguns casos até triplicou, havendo a necessidade de sessões extras. Jovens que jamais tiveram contato com o teatro passaram a formar grupos para apresentações em suas unidades escolares, surpreendendo Equipe Docente e Grupo Gestor.

O projeto pretende envolver toda a comunidade nesta prazerosa opção de cultura. Afinal, o teatro não depende apenas da “ação” das companhias e dos grupos teatrais, mas de todos! Prefeitos, Secretários de Educação e Cultura, Diretores e Coordenadores Pedagógicos podem escolher uma ou mais opções de espetáculos, que teremos o maior prazer em proporcionar ao seu público a felicidade de um contato real com o mundo imaginário, onde a alegria de ser criança torna tudo possível.

Entre você também neste encantamento!... O prazer, a cultura, a conscientização e o entretenimento são nobres funções da atividade teatral. 

Contato: renanrossini.sp@uol.com.br  (11) 3214-4088 / 96784-9818 

Nenhum comentário:

Postar um comentário